Equipe

João Pedro

Negócio

Trabalha com gestão na Petrobras desde 2012. Hoje é Consultor e atua com planejamento e controle orçamentário, medição de performance, desenho de processos e desenvolvimento de indicadores. Engenheiro de Produção pela UFF, interessado em economia, governança e organizações; é um crítico contumaz quanto a aplicação de "ferramentas de gestão".

Quando não está trabalhando, gosta de conversar (e biritar) com os amigos e planejar novos projetos. Acredita que toda grande mudança começa com pequenas ações e só se concretiza com engajamento coletivo.

Bernardo Clarkson

Projetos

Gerente de Projetos e Desenvolvimento de novos produtos na Açoforte Brasil. Formado em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela PUC-Rio e erasmus na ESAD (Escola Superior de Artes e Design) em Portugal. Multidisciplinar desde criancinha, trabalhou em diferentes empresas tendo experiência na área gráfica, embalagens, mobiliário, modelagem/renderização 3d e impressão 3d.

Viciado em futebol (arte), aposentado dos esportes de prancha e constante observador das aleatoriedades do mundo.

José Luis Oliveira

Inovação

Designer e pesquisador na Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), além da experiência em diversos setores com desenvolvimento de produtos desde 2003. Mestre em Design e Inovação pela PUC-Rio, Pós graduado em gestão da inovação e bacharel em Designer de Produto pela UFRJ.

Costuma dividir o tempo vago entre livros, discos de vinil e treinos de ciclismo e corrida. Ferrenho defensor da utilização de ferramentas de design como facilitadoras em projetos das mais diferentes áreas.

Harrison Mendonça

Tecnologia

Sócio-Diretor da Grama, empresa de focada em programação front end. Trabalha com programação e design há desde 2007. Possui experiência com desenvolvimento de instalações interativas, aplicativos e sites. Graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFRJ.

Apaixonado por bike e pela cultura open source e open design, sonha um dia chegar no Vale do Silício pedalando.



Conheça melhor a Cammada

Cammada

A Cammada é uma plataforma online de impressão 3D. O nosso site tem como objetivo esclarecer sobre o funcionamento da impressão 3D e ainda trazer um meio para encontrar, em todo o Brasil, quem imprima produtos utilizando essa tecnologia.

O site elenca uma lista variada de serviços de impressão 3D e o cliente pode escolher o material, a cor e a qualidade do serviço. Por fim, receberá seu produto em sua casa, prontinho e com preço acessível!

Impressão 3D

A impressão 3D é um processo de fabricação de objetos, que é realizado através da deposição de material camada sobre camada. Ou seja, à medida que a impressora 3D vai adicionando material, o objeto vai sendo fabricado. Isso só é possível a partir de modelos 3D digitais (em arquivo .stl), que podem ser obtidos em bancos online ou até mesmo criados em programas de desenho 3D.

Essa é a melhor maneira de produzir produtos customizadas, onde você pode utilizar um modelo 3D e escolher qualquer cor ou material para sua impressão. E a Cammada é justamente a ponte para que você possa encontrar um serviço de impressão 3D! =)

Compartilhamento econômico

Com a evolução dos relacionamentos na internet, surgiu um novo conceito comercial baseado no compartilhamento de informações entre as pessoas. Chama-se sharing economy. Exemplos mais conhecidos são o Uber, o Airbnb e o Decolar.com, que de alguma maneira criam um canal de relacionamento e facilitam a busca do cliente para um determinado serviço.

A Cammada tem o mesmo propósito, conectar as pessoas que precisam da impressão 3D a outras pessoas que já utilizam essa tecnologia.

O futuro é agora

A impressão 3D já existe há mais de 30 anos, mas só agora se disseminou no mercado. Em pesquisas realizadas por nós, identificamos que há muitas impressoras 3D no Brasil trabalhando ainda com capacidade ociosa. O nosso objetivo é criar uma grande rede de acesso que permita maior facilidade para nossos clientes e utilização mais eficiente para os nossos printers. Com o crescimento dessa rede, vislumbramos uma nova forma de consumo.

Motivações

O potencial da impressão 3D vai além da sua aplicação. Fazer uma ideia virar um objeto já é fantástico por sí só. Imagine fazer isso e ainda colaborar para a sustentabilidade do mundo?

A impressora 3D produz sob demanda, ou seja, produz apenas a peça solicitada pelo cliente. Não precisa manter estoques, encher prateleiras, e você compra diretamente do produtor. Portanto, de alguma forma, você estará colaborando para um sistema de produção com menor desperdício e também para a descentralização dos lucros industriais.

Fazendo o upload do arquivo, por favor aguarde...